pH
O que é isso
pH significa “potencial para hidrogênio”. É a medida da acidez ou alcalinidade de substâncias solúveis em água.
Porque é importante
O pH define as condições com que os nutrientes estão disponíveis e a facilidade com que metais pesados (toxicidade para a vida aquática) podem ser dissolvidos na água. Os rios e lagos geralmente variam entre 5 (ácidos) e 9 (básicos) na escala de pH. Enquanto que a água do oceano se aproxima, em média, dos 8,2 (ligeiramente básico). Um pH baixo pode reduzir a quantidade de ovos de peixe que eclodem e pode dificultar a vida dos peixes e macroinvertebrados (a espinha dorsal dos nossos ecossistemas aquáticos).
O que significa
É importante estabelecer uma linha de referencia para os testes. Com base nesse número, podemos determinar se algo está influenciando a saúde da água. Por exemplo, se o pH estiver abaixo de 5 ou acima de 10 (proliferação de algas), a reprodução dos peixes será afectada e, por vezes, até encurtará o tempo de vida dos peixes.
Valores comuns
Fatos rápidos
- A água colorida tende a ser mais ácida, pelo que pode ter um pH inferior ao da água limpa.
- Como outros parâmetros, você precisará criar uma linha de base para o que é um nível de pH normal (por exemplo, o pH do Rio Ottawa é geralmente em torno de 7, enquanto o Rio Rideau tem um nível de pH normal em torno de 8).
- O pH é importante porque cria condições para a facilidade com que os nutrientes estão disponíveis (o que pode levar à proliferação de algas) e a facilidade com que coisas como metais pesados se dissolvem na água (criando toxicidade para a vida aquática).
- A influência humana através dos dejetos pode alterar os níveis de pH. A chuva ácida, o escoamento da mineração e as florestas de pinheiros baixam o nîvel de pH sistemas de água.
- Os lagos e rios têm um nível ótimo de pH (média 7,4)
- Peixes e organismos não podem sobreviver acima ou abaixo de certos valores
- Mudanças no pH podem indicar que uma área está com problemas
- As plantas afetam o pH durante um dia através da fotossíntese e da respiração: o pH será mais elevado à tarde e mais baixo antes do nascer do sol.
- Um pH baixo pode reduzir a quantidade de ovos de peixes que eclodem com sucesso, e tornar a vida difícil para os peixes e macroinvertebrados (as pequenas criaturas que são a espinha dorsal dos nossos ecossistemas aquáticos). Os anfíbios são muito sensíveis a um pH baixo (a sua pele é sensível).
As algas florescem
As algas nocivas são uma preocupação crescente para os lagos e são agravadas pelo excesso de nutrientes da atividade humana. A floração das algas tem um pH ótimo entre 8,2 – 8,7 e geralmente aparece no final do Verão/princípio do Outono. Quando as algas crescem, os níveis de pH sobem e podem atingir mais de 10 (todos os peixes morrem acima de 10)! Algumas algas são normais. No entanto, se vires muito, tem cuidado porque algumas são tóxicas!
Protocolo Water Rangers
Saiba porque escolhemos estas tiras e como elas se comparam a outras: guardioesdasaguas.com/fitas
Para aqueles que procuram mais precisão, os medidores de estilo caneta baratos provaram ser muito precisos, mas precisam ser calibrados pelo menos uma vez por semana. Nós tentamos este e funciona bem (no entanto, você precisa ter cuidado para não mergulhar muito na água.
Como fazer
- Enxaguar o copo de amostragem 3 vezes.
- IMPORTANTE! Certifique-se de que as suas mãos estão secas, uma vez que a humidade no recipiente irá arruinar as fitas.
- Sacudir 1 fita-teste, fechar o frasco.
- Mergulhe toda a fita na água. Retirar após 2 segundos.
- Aguarde 20 segundos antes de ler.
- Compare as cores com o guia na lateral da garrafa. Alinhe as fitas de cor verticalmente para que possa comparar ao longo do espectro para cada valor.
Estas tiras de teste podem ser encontradas em…
- O kit de teste do explorador de água doce
- O kit de teste do explorador de água doce
- Compre apenas as tiras de teste
Contribuindo para a comunidade!
Water Rangers é cidadão-cientista liderado. Então, se você tiver alguma dúvida, idéia ou algum erro relacionado à condutividade, por favor nos avise!